Plataforma francófona das iniciativas de combate à desinformação. Saiba mais sobre as políticas publicas de educação aos media e a luta contra a desinformação em todos os paises francófonos.
Maior iniciativa de verificação de factos na África, presente em 14 paises. Ajuda os meios de comunicação social e as ONG a estabelecer as suas próprias equipas autónomas.
Organização sem fins lucrativos de verificação de factos baseada na Africa do Sul, Quénia, Senegal e Nigéria. Publicação de artigos, formação aos medias e para jornalistas, investigação.
GuinéeCheck é um media independente que procura identificar a informação falsa na Internet e nas redes sociais, na República da Guiné. Iniciativa de Association Villageois 2.0.
Observatorio dos media digitais e da desinformação em Espanha e em Portugal: investigação sobre as tendências de desinformação, verificação da informação.
COSTA DE MARFIM - Iniciativa para a educação e a sensibilização aos media e à informação, e de verificação de factos.
FRANÇA - Conta de Twitter gerida por uma pessoa voluntaria que identifica as informações falsas nas redes sociais. Ajuda os utilizadores a verificar à informação suspeita.
FRANÇA - Iniciativa para o acolhimento e acompanhamento dos profissionais da comunicação social no exílio em França
REPÚBLICA DEMOCRATICA DO CONGO - Secção do jornal Habari, dedicada a virificação e analise das informações que circulam nas redes socais, para combater manipulação online.
FRANÇA - Colectivo de juristas que verifica as declarações das pessoalidades públicas, e analisa a actualidade política através do direito.
Iniciativa cidadã de verificação da informação publicada no Facebook e no Twitter, sobre Burquina Faso, Mali, República Centro-Africana, República Democrática do Congo.
BRASIL - Interligação de projetos e instituições de diversas naturezas que trabalham e contribuem de alguma forma para combater o mercado da desinformação no Brasil.
No âmbito de innovateAFRICA esta concedido um prémio para iniciativas que pretendem transformar a forma de trabalho dos média africanos.
SENEGAL - Secção de verificação de factos do media Ouestaf News, criado para lutar contra a desinformação durante a pandemia.
CAMARÕES - Plataforma para a verificação de factos e informações, e análise de dados online. Publicação de relatórios de fackcheking.
FRANÇA - Kit para ensinar a analisar as notícias e avaliar a sua autenticidade, para permitir a todos de desempenhar um papel significativo na cadeia de informação.
FRANÇA - Associação de educação aos media e à informação através de workshop dinamizados por jornalistas voluntários para alunos, estudantes e profissionais da edução.
PORTUGAL - ARTIGO 37 é uma plataforma online para denunciar as restrições à liberdade de informação em Portugal.
A Media Foundation for West Africa (MFWA) é uma organização de defesa da liberdade de expressão e de desenvolvimento dos media locais, presente em 16 países da região.