O jornalista António Aly Silva, editor do site de notícias privado Ditadura de Consenso, que frequentemente critica o governo do país e o presidente Umaro Sissoco Embaló, foi sequestrado, roubado e agredido em Bissau no dia 9 de Março 2021.
Silva afirmou ter recebido ameaças por parte do presidente, acerca de uma artigo crítico à decisão do governo da Guiné-Bissau de pagar um avião fretado pelo presidente de Cabo Verde, recentemente antes da agressão. No entanto, Embaló negou qualquer envolvimento no ataque.
António Aly Silva declarou ter sido vítima de ameaças e ataques por causa do seu trabalho desde 1992. O Comittee do Protect Jornalists (CPJ), baseado em Nova York, pediu ao Presidente Embaló de "comprometer-se publicamente com a liberdade de imprensa na Guiné-Bissau, garantindo a segurança de Silva e de todos os jornalistas do país". A Liga Guineense de Direitos Humanos (LGDH), em conjunto com 22 grupos , publicaram uma declaração em apoio a Silva, e apelando ao Governo para garantir que a paz, a segurança e a proteção sejam mantidas no país.
Fonte: CPJ (Foto: DW)
Leia o artigo inteiro aqui.
Comentarios